publicado por [FV] | Sexta-feira, 27 Julho , 2007, 15:27

Pintor Fernando Vidal
Apresenta a sua obra recente na Biblioteca Municipal de Nisa
Alentejo | Paisagens

O regresso a Nisa do Pintor Fernando Vidal, vinte e dois anos depois, tornou-se quase uma missão obrigatória… Queres explicar-nos porquê?
Apesar de ter nascido em Lisboa, sou um apaixonado pelo Alentejo, por Nisa, e especialmente por Arez, terra que adoptei há 21 anos, quando casei com uma natural da aldeia.
E esta opção criou em mim a convicção de que, num futuro mais ou menos próximo, viremos viver para cá.

Tens, pois, uma comunidade que te conhece bem…
Bem não diria, pois a maioria das pessoas com quem convivo, conhecem-me mas não sabem o que faço.
Penso que este é o momento certo de me abrir completamente e partilhar com todos a minha arte.

Assim sendo, e para que as pessoas possam mais facilmente compreender-te, caracteriza-nos a tua pintura.
Neste conjunto de trabalhos que irei expor em Nisa, dou a conhecer a minha visão poética e introspectiva dos campos alentejanos após os grandes incêndios que assolaram a região em 2003.
Como sabes, eu não pinto o que vejo, mas pinto “como vejo” ou “como quero ver”.
Considero-me um paisagista mas não sou um retratista. Reproduzo apenas o meu imaginário.

Que poderemos observar nos trabalhos que trarás?
Ando a pintar a temática “o FOGO e o ALENTEJO” desde 2005.
E estou neste momento a fazer um périplo, que teve início em Monforte, e irá passar por Arronches, Fronteira, Vila Viçosa, Vila Velha de Ródão, Nisa, Portalegre, Avis e Alter do Chão durante o que resta deste ano.
Para 2008, estou a programar exposições em Ponte de Sôr, Campo Maior, Marvão, Crato, Elvas, Estremoz, Évora, Borba, etc.
Todas estas exposições são, no fundo, o encerramento de um ciclo pictórico e temático do FOGO.
E gostaria de te dizer que logo após a minha exposição de Monforte, que já comecei a pintar de forma diferente, enveredando curiosamente pelo ciclo do elemento ÁGUA. Estou a fazer “inundações”.
Cumpre-se, assim, a teoria de que a ÁGUA “apaga” o FOGO.

Para terminar esta breve conversa, que poderemos saber mais acerca da actividade do Pintor Fernando Vidal?
Sou pintor a tempo inteiro.
Estou num projecto chamado OFICINA DO DESENHO, com os Pintores Rui Aço e Freitas Cruz.
Este projecto Ateliê/Escola, impõe-me a direcção da Galeria de Arte e a responsabilidade da Editora de Arte da mesma.
É nesse espaço de Cascais que tenho o ateliê e pinto a tempo inteiro.

José Molina

In Revista Nisa Viva, Ano 5, Janeiro-Abril 2007

 


imagem & comunicação
design gráfico & comunicação visual
obra gravada
SERIGRAFIA | GRAVURA | LITOGRAFIA | ESTAMPAS | XILOGRAVURA | etc... | A OFICINA DO DESENHO [OD] é uma marca registada no INPI para a edição, divulgação e comercialização de múltiplos de arte, pertença do Pintor Fernando Vidal. Apresenta obras de artistas de reconhecido mérito nacional e estrangeiro.
contacto

e-mail de Fernando Vidal

pesquisar neste blog
 
RSS